Landis+Gyr se une à Amazonas Energia para levar infraestrutura de medição inteligente avançada ao estado

Parceria utilizará tecnologia Gridstream® Connect IoT, líder na indústria, para criar rede mais flexível e eficiente que atenda às necessidades da comunidade

Curitiba, 22 de fevereiro de 2021 – A Landis+Gyr e a distribuidora Amazonas Energia firmaram uma parceria para levar, pela primeira vez, avançadas tecnologias de medição inteligente para o estado. Ao garantir maior eficácia e segurança no combate a perdas não técnicas, a implantação da medição inteligente e de serviços agregados irá acelerar a modernização da rede de distribuição da Amazonas Energia, melhorando o serviço prestado a seus clientes.

Além dos benefícios econômicos que a medição inteligente traz às distribuidoras, as tecnologias avançadas de medição contribuem com as comunidades locais e a proteção do meio ambiente, aumentando a eficiência ao longo da rede e reduzindo as emissões de dióxido de carbono (CO²), principalmente em regiões que utilizam geração de usinas termelétricas. Com uma melhor gestão do sistema de distribuição como um todo, a tecnologia da Landis+Gyr também ajudará a Amazonas Energia a evitar quedas de energia.

“Para nós é um grande orgulho fazer parte da modernização que a Amazonas Energia está promovendo em seus negócios e nas redes de distribuição de energia do estado, o que reflete a transparência e o respeito que a empresa tem por seus consumidores”, afirma Oscar Villalobos, VP & Country Manager da Landis+Gyr para a América do Sul. “Como especialistas em combates a perdas não técnicas e medição centralizada, nosso compromisso é fornecer soluções confiáveis, escalonáveis e interoperáveis, bem como serviços de alta qualidade técnica, que possibilitem à Amazonas Energia atingir suas metas de recuperação de receita e de atendimento aos consumidores”, acrescenta.

Com mais de 2,5 milhões de pontos de medição centralizada em funcionamento no Brasil e outros países da América Latina e pioneira nessa tecnologia, a Landis+Gyr fornecerá a solução de medição centralizada inteligente SGP+M Mesh IP a 100 mil clientes da Amazonas Energia. Será utilizada a avançada plataforma Gridstream® Connect RF Mesh IP, além do sistema Command Center para aquisição de dados de medição e de serviços necessários para o pleno funcionamento e integração da solução.

“A plataforma Gridstream® Connect proporciona o que há de mais avançado, seguro e escalável no mercado para redes de medição inteligentes. Além de apresentar requisitos avançados de segurança cibernética e interoperabilidade, a plataforma já está em operação em aplicações de alto fluxo de dados para dezenas de milhões de sensores em distribuidoras de energia no Brasil e no exterior. Assim, a Amazonas Energia contará com a solução de medição centralizada mais robusta contra fraudes aliada às demandas futuras da IoT”, comenta William Fernandes, Head of Product Management da Landis+Gyr para a América do Sul.

Com essa parceria, a Landis+Gyr reforça sua posição como umas das líderes mundiais no fornecimento de tecnologia de medição inteligente e a maior provedora de sistemas de medição centralizada da América Latina.

Sobre a Landis+Gyr

A Landis+Gyr é uma fornecedora líder global de soluções integradas de gerenciamento de energia para o setor de serviços públicos. Com um dos mais amplos portfólios do setor, a empresa oferece soluções inovadoras e flexíveis para ajudar as empresas de serviços públicos a resolver seus complexos desafios em Medição Inteligente, Inteligência de Borda de Rede e infraestrutura inteligente. Com vendas de $1,7 bilhão de dólares, a Landis+Gyr emprega aproximadamente 5.500 pessoas em mais de 30 países em cinco continentes com a única missão de ajudar o mundo a gerenciar melhor a energia.

Sobre a Amazonas Energia

A história da Amazonas Energia como sociedade anônima de capital fechado teve início no processo de desestatização das empresas de distribuição (Eletrobrás) através do Leilão nº 02/2018-PPI/PND arrematada, na B3 (Bolsa de Valores) – São Paulo, no dia 10 de dezembro de 2018.

No dia 11 de abril de 2019, a União, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, transferiu o controle acionário da Amazonas Distribuidora de Energia S.A. para o consórcio Oliveira Energia, representada por seu acionista controlador, Orsine Oliveira, através do contrato de Concessão nº 01/2019 com vigência até 10 de abril de 2049, passando a Eletrobrás Distribuição Amazonas para a atual denominação social da Amazonas Energia

Contato Mídia

Landis+Gyr

Dan Jacobson

Senior Marketing Communications Manager